CME- Centrak Material

5529 palavras 23 páginas
Introdução
O CME é uma área peculiar dentro da Instituição Hospitalar, pois presta assistência de forma indireta ao cliente, e é considerado o “coração do hospital” porque a maioria dos procedimentos dos profissionais da área da saúde envolvem formas de descontaminação dos materiais, desde a limpeza simples com água e sabão até a esterilização.
Segundo a RDC nº15 de 2012, dentro do CME deve ter um responsável técnico (RT), com formação em Ensino Superior com disciplinas afins e com conhecimento na área. Este RT é exclusivamente responsável pelo CME, devendo estar no local de trabalho durante toda sua jornada de trabalho.
Na maioria das Instituições Hospitalares e Empresas Terceirizadas, o RT é um Enfermeiro, e os colaboradores são auxiliares ou técnicos de enfermagem. Por isso, a importância da enfermagem se atualizar e se preparar para atuar neste campo. Esta apostila tem como finalidade introduzir o profissional de saúde no CME, capacitando-o para iniciar suas atividades neste setor.

Central de Material e Esterilização
O CME caracteriza-se como uma unidade de apoio técnico a todos os serviços, assistenciais e de diagnóstico, sendo responsável pelo reprocessamento dos materiais utilizados na assistência a saúde, desde limpeza, inspeção, seleção quanto a integridade e funcionalidade e ao acondicionamento em embalagens adequadas, até a distribuição desses produtos esterilizados a unidades consumidoras.
As principais finalidades do CME são:
Concentrar os artigos e o instrumental esterilizado e de reposição, para melhor controle da Instituição Hospitalar;
Padronização das técnicas de limpeza, preparo, esterilização e acondicionamento dos materiais; Distribuição do material processado (esterilizado ou desinfectado) para as unidades assistenciais;
Treinamento e capacitação dos colaboradores do CME e setores assistenciais, visando a melhoria da manutenção da qualidade do material e evitar reprocessamento desnecessário;
Favorecer ensino e

Relacionados