Cmaut
Disciplina: Português
Professora: Ms. Eliane Cardozo
Aluno: Flávio Augusto da Silva Rosa
Turma: CBMDF
TAGUATINGA –DF 2013
TERMINOLOGIA
Trabalho apresentado como exigência da Disciplina de Português
Orientador: Eliane Cardozo
TAGUATINGA –DF 2013
I – VOCABULÁRIOS DE ENFERMAGEM
1. ANEMIA - do grego A, privativo; Haima, sangue, e Ia, estado. O vocábulo é impróprio, como se vê, pois significa “ausência de sangue” e é empregado com a significação de “falta parcial de sangue”.
2. ANAFILAXIA – do grego Ana, para trás e Phylaxis, proteção. é uma reação alérgica sistémica, severa e rápida a uma determinada substância, chamada alergénico ou alérgeno, caracterizada pela diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios
3. ANTÍGENO - do grego Anti, contra e Gennao, eu produzo. Etimologicamente deveria significar “contra a concepcção” mas o radical Anti é ai uma forma abreviada de Anticorpos e, assim, Antígeno é um “gerador de anticorpos”.
4. BIÓPSIA - do grego Bios, vida e Opsis, visão. Exame de tecido vivo.
5. BOTULISMO – do latim do latim Botulus, salsicha. O germe causador do botulismo, o “Clostridium botulinum”, recebeu essa denominação por ter sido encontrado na salsicha. ismo grego doença.
6. CITOLOGIA - do grego Kytos, vaso ou célula e Logos, estudo. Parte da biologia que estuda a célula sob seus diferentes aspectos morfológicos, bioquímicos etc.
7. CUNEIFORME – do latim Cunoeus, cunha e Formis, em forma de. Que tem a forma de cunha. Diz-se de uma antiga escrita (dos assírios, persas e medos) em forma de cunhas. V. ESCRITA CUNEIFORME Botânica. Diz-se dos órgãos que se vão alongando da base para o vértice: pétalas cuneiformes.
Anatomia. Designação de três ossos do tarso.
8. DELTÓIDE – do grego Delta, letra D, Òides, forma de. A letra delta, maiúscula escreve-se _ (em forma de triângulo isósceles). Inicialmente o termo era usado apenas em