Analise e desenvolvimento
Com um design bonito, mas extremamente resistente este tablet tem uma boa apresentação.
Os seus cantos são arredondados, tem um ecrã IPS LCD com 1280 x 800 pixéis de resolução e a parte traseira tem uma textura em borracha que permite segurá-lo com firmeza.
A sua estrutura é consistente e apresenta bons acabamentos, com um detalhe metalizado que faz união entre a parte frontal e traseira.
Do lado direito localiza-se o botão de volume e o botão de ligar/desligar (quando o tablet está na vertical) e na parte de baixo o conector USB para carregar a bateria e a entrada para os auscultadores.
Neste equipamento falta uma componente que poderá ser importante para alguns utilizadores – uma entrada HDMI.
O seu peso é de 340 gramas e mede 198,5 x 120 x 10,45 mm, o que faz com que seja extremamente portátil.
O Asus Nexus 7 tem um processador NVIDIA Tegra 3 quad-core de 1,2 GHz com uma memória RAM de 1 GB e memória interna de 32 GB.
O ecrã LED IPS tátil de 7 polegadas tem tecnologia Asus TruVivid, uma resolução de 1280×800 pixéis e é multi touch até 10 dedos.
As ligações podem ser feitas através de Wi-Fi ou Bluetooth 3.0 e tem porta USB 2.0.
A câmara é frontal e tem uma resolução de 1,2 megapixéis, permitindo gravar vídeos a 720p.
Tem ainda bússola digital, GPS, sensor de luminosidade, giroscópio e acelerómetro.
O sistema operativo é Android 4.1
O seu desempenho é excelente e um dos melhores no mercado no que diz respeito a tablets destas dimensões, pois é o único com um processador quad core.
É por isso extremamente rápido e eficaz seja a executar aplicações ou a navegar pela Internet, chegando a ultrapassar equipamentos com ecrãs maiores e com características superiores.
Evidentemente que como todos os equipamentos do género pode sofrer uma outra paragem ocasionalmente, mas não deixa por isso de ser muito rápido e eficiente.
Devido à placa gráfica e ótimo ecrã, jogar um jogo, mesmo que este seja mais exigente, torna-se