Cluster
Um cluster, ou agregado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais (personal computers), os quais são ligados em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Há diversos tipos de cluster. Um tipo famoso é o cluster da classe Beowulf, constituído por diversos nós escravos gerenciados por um só computador.
CARATERÍSTICA DO CLUSTER
A característica marcante de um cluster é que seus membros ficam permanentemente ligados. Até porque seu poder não é muito grande, portanto é o ideal que se utilize dos membros o máximo possível e é necessário toda uma engenharia para alocação desses, com um controle de ambiente físico bastante rígido (temperatura, umidade, insetos, pessoas).
Clusters são geralmente utilizados para problemas mais específicos, e não são tão voltados nem tão capazes de processos em paralelo com os Grids, já que é necessário uma engenharia de software e hardware mais complexa para fazer um sistema trabalhar de forma distribuída.
Essa complexidade costuma valer a pena um grid, e não é um cluster, que é menor e mais centralizado.
Por prezar pela eficiência, a grande maioria funciona sob Linux.
TIPOS DE CLUSTER
Existem vários tipos de cluster, no entanto há alguns que são mais conhecidos, como:
cluster de alto desempenho: também conhecido como cluster de alta performance, ele funciona permitindo que ocorra uma grande carga de processamento com um volume alto de gigaflops em computadores comuns e utilizando sistema operacional gratuito, o que diminui seu custo; cluster de alta disponibilidade: são clusters cujos sistemas conseguem permanecer ativos por um longo período de tempo e em plena condição de uso; sendo assim, podemos dizer que eles nunca param seu