Clp e cnc
Modalidade: Processos de Produção
Disciplina: Tecnologia de Dispositivos
Prof°. Antônio Garcia Netto
Alunos:
CLP
Introdução:
A cada dia que passa, mais intensa torna-se a automação em todos os processos de produção. A padronização dos procedimentos nesse sentido leva a um grupo de dispositivos que hoje é encontrado praticamente em todas as aplicações industriais: o Controle Lógico Programável ou simplesmente CLP. Quando se fala no controle de processos industriais, o primeiro requisito que nos vem à mente é a eficiência e simplicidade de uso. O emprego de computadores no controle de processos é fundamental, no entanto, existem os casos em que as máquinas devem tomar, por si só, todas as decisões. Para esta finalidade elas precisam ser dotadas de “inteligência artificial” e esta inteligência está nos dispositivos denominados CLPs.
Os CLPs surgiram para substituir painéis de controle a relé, na década de 60. A grande vantagem dos controladores programáveis era a possibilidade de reprogramação. Já os painéis de controle a relés necessitavam modificações na fiação, o que muitas vezes era inviável, tornando-se mais barato simplesmente substituir todo painel por um novo. Portanto, os CLPs permitiram transferir as modificações de hardware em modificações no software.
O que é:
Um Controlador Lógico Programável, conhecido também por suas siglas CLP ou sigla de expressão inglesa PLC (Programmable Logic Controller), é um computador especializado, baseado num microprocessador que desempenha funções de controle de diversos tipos e níveis de complexidade. Geralmente as famílias de Controladores Lógicos Programáveis são definidas pela capacidade de processamento de um determinado número de pontos de Entradas e/ou Saídas (E/S).
Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas),CLP é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais. Segundo a