climatério, menopausa
Para melhorar o entendimento ao período do climatério, devemos ter um breve conhecimento sobre a menopausa, que é o nome que se dá a última menstruação, espontânea da mulher, que ocorre geralmente entre os 45 e 55 anos. (GUIA DA SEXUALIDADE, 2009)
De acordo com a Organização Mundial de Saúde define o climatério:
É como uma fase biológica da vida e não um processo patológico, que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009)
O climatério é um fenômeno endócrino decorrente do esgotamento dos folículos ovarianos que ocorre em todas as mulheres de meia idade. Inicia-se entre os 35 a 40 anos, estendendo-se aos 65 anos, caracterizando-se por um estado de hipoestrogenismo progressivo. (ALDRIGHI CMS.; 2002)
O climatério tem como característica as alterações metabólicas, psicológicas e sociais, que ocorre na vida da mulher (GIR, E; 2005).
Os hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, atividade física, postura pró-ativa perante a vida, capacidade de fazer projetos, atividades culturais, sociais, profissionais, lúdicas e de lazer, são capazes de proporcionar saúde e bem-estar e qualquer mulher, em qualquer idade e é uma ótima forma de prevenção para o agravamento dos sinais e sintomas do período climatérico. (OMS, 2009).
O declínio da produção de estrogênio pelos ovários é um processo lento e gradativo, que se estende por alguns anos depois que a menstruação desaparece. (MOYA e CALLEJA, 2005; Pedro et al, 2003).
O DATASUS, em 2007, publicou que a população feminina brasileira totaliza mais de 98 milhões de mulheres.Nesse universo, cerca de 30 milhões tem entre 35 e 65 anos, o que significa que 32% das mulheres no Brasil estão na faixa etária em que ocorre o climatério. (OMS,2008)
A diminuição da produção e secreção de estrogênios são as principais manifestações dos distúrbios do climatério, podendo ter como sintomas mais comuns e frequentes observados em estudos são as