Clima E Vegetacao Do Continente Americano
É banhado, ao norte, pelo oceano glacial Ártico; ao sul, pelo oceano glacial Antártico; a leste, pelo oceano Atlântico; e, a oeste, pelo oceano Pacífico. Com aproximadamente 15 mil quilômetros de extensão no sentido norte-sul, a América é o segundo maior continente do planeta, completamente localizado no hemisfério Ocidental. O continente americano apresenta vários tipos climáticos, paisagens naturais e formas de relevo que o caracterizam como um continente diversificado.
A Ação do Relevo
Na costa localizada a oeste do continente, o relevo montanhoso forma uma barreira natural que impede a passagem dos ventos úmidos vindos do oceano Pacífico. Por essa razão, a umidade se concentra no litoral, fazendo com que o vento que transpõe as áreas montanhosas e alcança o interior seja seco, o que colabora para a maior aridez das regiões, por exemplo, nos Estados Unidos e no México.
A altitude nas áreas mais altas da cordilheira dos Andes e das montanhas Rochosas propicia médias térmicas extremamente baixas, pois quanto maior é a altitude de uma região, menor será a sua temperatura. A capital do Equador, Quito, situada na cordilheira dos Andes a uma altitude de 2850 metros, serve de exemplo desse fato.
As massas de ar
As massas de ar polares são as principais responsáveis pela queda de temperatura nos meses de inverno em grande parte dos Estados Unidos e Canadá (na América do Norte), e em parte da Argentina, do Chile, do Paraguai, do Uruguai e do Brasil (na América do Sul). As massas de ar de regiões quentes propiciam a elevação da temperatura em grande parte do litoral da América do Sul, da América Central e de partes da costa leste da América do Norte.
As correntes marítimas
As correntes marítimas agem diretamente na temperatura e umidade do ar na região onde passam. Entre elas estão a corrente de Humboldt, a corrente do Golfo e a corrente do Caribe.
A corrente de Humboldt, que é uma corrente fria, atravessa o litoral do Chile e do