Clima macapa-amapa
ARQUITETURA E URBANISMO IX
KARLA CRISTIANE
SAMARA SILVA
VANESSA TORK
PRE-PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PRÉDIO RESIDENCIAL NO TERRENO PROPOSTO
MACAPA-AP
2013.
Introdução
Esse trabalho visa a apresentação de um projeto para implementação de um prédio residencial, colocando a aplicação dos estudos obtidos em sala em qualidade de execução do mesmo buscando uma melhoria na qualidade de vida com a valorização da luminosidade e a ventilação natural.
ESTUDOS PRELIMINARES
Dados do terreno
Localização: Entre vila operária - Travessa “sem nome” e Rodrigues das Chagas.
Medidas: 30m x 50m
Inclinação: plano
Critérios De Viabilidade
A quadra onde se localiza o terreno é plano, regular e em forma de retângulo sendo que o terreno está na parte firme, onde não há rede de esgoto que beneficie o terreno. Constatou-se ser um terreno seco e plano, não possui características de um terreno aterrado sobre materiais sujeitos a decomposição orgânica e nem é uma área sujeita a erosão. O terreno possui facilidade de acesso e é favorecido por energia elétrica da concessionária local. Conforme explicitado no mapa, há no bairro a presença marcante de edifícios residenciais que variam de três a mais pavimentos. Os ventos predominantes na cidade de Macapá são N, no entanto, como existem muitos edifícios verticais é possível perceber que a variação desses ventos é influenciada por essa verticalização, podendo criar corredores de ventos, barreiras, e desvios.
Vamos trabalhar neste projeto o máximo de aproveitamento do terreno, bem como da iluminação e principalmente ventilação natural através do estudo da orientação solar.
Estratégias eficientes a serem ultilizadas:
- Conforto higrotérmico:
Conforto higrotérmico pode ser definido como a ausência de desconforto térmico. Em fisiologia, é dito que há conforto higrotérmico quando não se tem que