Clientes para toda a vida
Distinção ente FREGUÊS X CLIENTES:
A distinção entre cliente e freguês é mais que semântica. Os fregueses, por exemplo, compram um produto ou serviço com características bem definidas que satisfazem suas necessidades, com pouca ou nenhuma negociação ou discussão entre comprador e vendedor; em contraste, o relacionamento do profissional com um cliente, tem um aspecto de consulta – há um.a troca para esclarecer necessidades, identificar problemas e recomendar soluções.
Portanto, nosso foco nos clientes é deliberado. Se você tem fregueses, seus relacionamentos tenderão a ser estreitos em termos de escopo, ao passo que se você atende clientes tem oportunidades para desenvolver os relacionamentos cooperativos e amplos.
Clientes são pessoas que nos recomendam com entusiasmo, mesmo quando não estejam utilizando nossos serviços.
O Que os Clientes Querem.
O grande profissional ajuda você a eliminar questões que não constituem problemas e a seguir focaliza-o nas dimensões realmente fundamentais da situação. Você pode estar um pouco confuso e dispersivo. E. no momento as certo, o bom profissional faz as perguntas certas. Trata-se de um processo repetitivo; você não quer alguém que venha com uma solução pronta – como muitos fazem. O bom conselheiro se distingue no processo de integração, mas não necessariamente chega à solução por você. Ele conhece seu setor, mas vai além dele. Finalmente, ele também pode conforta-lo.
Empatia, não simpatia.
Experts versus Conselheiros
Experts Conselheiros
Têm profundidade Têm profundidade e visão ampla
Falam Ouvem
Fornecem respostas Fazem boas perguntas
Criam confiança profissional Criam confiança profissional e pessoal
Controlam Colaboram