Clembuterol
Agonista: É a substância química que se liga em um receptor e o ativa. Normalmente, quando um receptor é ativado, ele também ativa a célula e ela desempenha a sua função.
Antagonista: É a substância química que se liga ao receptor e não o ativa, a danada fica ali, apenas ligada, sem fazer nada, impedindo que o Agonista se ligue, porque no receptor, só podem se ligar, um tipo de molécula de cada vez.
Lipólise: é o nome dado à quebra de lipídeos e consequente disponibilização de ácidos graxos livres e glicerol (Ler anexo onde mostra as etapas da degradação dos ácidos graxos).
Agonista Adrenérgico: ativam os receptores adrenérgicos (norepinefrina e epinefrina).
Proteínas G: As proteínas G (GMP-dependentes) são substâncias que realizam o acoplamento dos receptores de superfície à adenil-ciclase, podendo exercer atividade estimulando (Gs) ou inibindo (Gi) sobre a unidade catalítica (adenil-ciclase). A interação da proteína Gs cardíaca com o receptor beta-1 ocupado por catecolamina, com GTP e com cátions ativa a adenil-ciclase, elevando o teor de AMPc, o que deflagra uma cascata de eventos intracelulares que melhoram a contratilidade e o lusitropismo.
Receptores beta: são receptores pós-sinápticos da adrenalina, presentes em diversas partes do organismo humano, tais como, coração, rins, vasos sanguíneos do músculo esquelético e musculatura lisa bronquial. Existem três tipos a saber: beta-1, beta-2 e beta-3.
Meia vida: A meia vida de uma droga é o intervalo de tempo necessário para que metade da droga seja metabolizada. Após cair pela metade a quantidade restante não estará mais em condição de cumpri sua tarefa apropriadamente.
FAT BURNERS
Os conhecidos Fat Burners (Clembuterol, Salbutamol, Cimaterol, Efedrina), ativam os receptores beta-adrenérgicos, resultando em lipólise e termogênese.