cleide
Grandezas, Unidades e Dimensões
1.1. Medidas
Uma grandeza física é uma propriedade de um corpo, ou particularidade de um fenómeno, susceptível de ser medida, i.e. à qual se pode atribuir um valor numérico.
A medição de uma grandeza pode ser efectuada por comparação directa com um padrão ou com um aparelho de medida (medição directa), ou ser calculada, através de uma expressão conhecida, à custa das medições de outras grandezas (medição indirecta). Contudo mesmo este último caso engloba medidas directas, pelo que é importante ter alguns conhecimentos básicos sobre este tipo de medições. A medição de uma grandeza é então a comparação dessa grandeza com outra da mesma espécie, um padrão, a que chamamos unidade por convenção. 1.2. Grandezas Fundamentais e Sistemas de Unidades
Grandezas fundamentais e grandezas derivadas
Unidades fundamentais e unidades derivadas
Aos quatro conceitos introduzidos anteriormente estão associadas as unidades fundamentais de comprimento (m), tempo (s) e massa (kg), que podem ser definidas arbitrariamente, e a unidade derivada de força (N).
Chamada newton (N), é definida como a força que imprime uma aceleração de 1m/s2 à massa de 1 kg.
Estática 2003/04 – Pág. 4
A partir da equação F = ma escrevemos: m=1 kg
1 N = (1 kg) (1 m/s2) = 1 kg.m/s2
Como qualquer outra força, o peso de um corpo (ou força gravitacional exercida sobre o corpo) é expresso em newton (N).
Da equação
P = mg
2
com g = 9.8 m/s segue-se que o peso de um corpo de massa 1 kg é
P = (1 kg) (9.8 m/s2) = 9.8 N
m=1 kg
Sistema Internacional de Unidades (SI de unidades)
11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, Paris, 1960
O objectivo de um Sistema de Unidades é escolher um número mínimo de grandezas (grandezas fundamentais) à custa das quais se podem exprimir todas as outras grandezas (grandezas derivadas) e definir as suas unidades.
As unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI de unidades) formam um