Clc6
Os Portugueses são um povo hospitaleiro, que gosta de receber bem e respeita normalmente os outros.
De facto a integração de outras culturas e o acolhimento aos imigrantes é um aspecto muito importante para o povo Português.
Antigamente o nosso país não era tão procurado. Assim, devido a vários aspectos estruturais que não importa agora explorar, éramos um povo com tradição de imigrar. Actualmente, tornámo-nos um País de acolhimento de imigrantes. Este fenómeno é recente e também apontamos como factores principais, o que atrás expomos, tendo em conta o factor geográfico, o baixo nível Socioeconómico, (levando algumas vezes ao extremo da miséria), a fuga, as perseguições religiosas e Politicas, e a novas aberturas de horizontes.
Relacionado com este tema, elaborámos uma pequena pesquisa sobre a imigração e representámos uma pequena peça de teatro que é sátira ao povo Português. Todos se queixam da falta de emprego, mas há muitos que não querem trabalhar, ou seja, enquanto os imigrantes se sujeitam a qualquer tipo de trabalho, com qualquer renumeração, os Portugueses já não.
O grande “boom” da imigração ocorreu a partir de 1999 e só abrandou em 2003. Um marco temporal foi em 1999 e teve como principal causa o desenvolvimento económico a partir dos anos 60. Traduziu-se no aumento de imigrantes Profissionais, nomeadamente alemães e ingleses.
Após o 25 de Abril, processa-se um aumento da imigração, sendo esta maioritariamente de origem africana. Porém, mais tarde surgem os imigrantes de origem europeia e Sul-americana e ainda os países de leste, ou seja, Moldávia, Ucrânia, Rússia e Roménia.
Todavia, os imigrantes trouxeram para o nosso país novas culturas, como por exemplo o Kizomba, Samba, Dexa, Ussea – estilos musicais de São Tomé e Príncipe, etc. Tabanka é de origem cabo Verde, a gastronomia, vestuário entre outros.
Em relação ao Samba é um género musical de onde deriva um tipo de dança