Clauster
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Clusters
Aluno: Paulo Henrique Medeiros da Silva
Professor: Tony
Uberlândia, 28 de Novembro de 2013.
Historia
Um Cluster que também é chamado de “agregado de computadores”, é formado por um conjunto de computadores que utiliza um sistema operacional que é denominado como “sistema distribuidor”. Muitas vezes constituído de computadores convencionais (pessoais), ligado em rede e que se comunicam através do sistema, trabalhando como se fosse uma maquina de grande porte.
A ideia inicial de “cluster” surgiu na década de 1960 pela IBM, para que pudessem interligar grande mainframes, para otimizar soluções comerciais. A IBM suporta o cluster de mainframes através do “Parallel Sysplex System”, que permite ao hardware, sistema operacional, middleware, e software de gerenciamento do sistema prover uma melhora dramática na performance e custo ao permitir que usuários de grandes mainframes continuem utilizando suas aplicações existentes.
Nos anos de 1980, o cluster ganhou força até que três tendências convergiram:
Microprocessadores de alta performance;
Redes de alta velocidade;
Ferramentas padronizadas pra computação distribuídas de alto desempenho;
No final de 1993, Donald Becker e Thomas Sterling iniciaram um esboço de um sistema de processamento distribuído construído a partir de hardware convencional como uma medida de combate aos custos dos supercomputadores. No início de 1994, trabalhando no CESDIS, com o patrocínio do projeto HTPCC/ESS, criaram o primeiro cluster desse tipo, o projeto Beowulf.
O protótipo inicial era um cluster de 16 processadores DX4 ligados por dois canais Ethernet acoplados (Ethernet bonding). A máquina foi um sucesso instantâneo e esta ideia rapidamente se espalhou pelos meios académicos, pela NASA e por outras comunidades de pesquisa.