funções organicas
Colégio Salesiano Sagrado Coração
Aluna(o): _____________________________________________ Nº: _________ Turma: 3º ano ________
Recife, ______ de ________________ de 2013
Disciplina:
Química
Professor: Eber
Barbosa
Grupos Funcionais – Parte I
]
01 – Introdução
Sabemos que o número de compostos orgânicos, hoje conhecidos, chega aos milhares e muitos outros novos compostos do carbono são descobertos quase que diariamente.
Com tantos compostos assim, como fazer para estudá-los, conhecê-los e entendermos suas propriedades e comportamentos? Pois bem, é justamente para responder a essa pergunta que os químicos dividem os diversos compostos orgânicos em grupos chamados de funções químicas. Sendo assim...
Função química é um conjunto de compostos diferentes mas que apresentam entre si certas semelhanças estruturais que permitem caracterizar suas propriedades químicas e físicas.
Na verdade o estudo dos compostos orgânicos consiste em várias etapas...
Grupos Funcionais, onde estudamos os grupos de átomos que diferenciam uma função orgânica da outra.
Nomenclaturas, ou seja, aqui aprendemos a ler o nome de um composto orgânico e determinar com exatidão a sua fórmula estrutural.
Isomerias, através das quais aprenderemos que com uma mesma quantidade de átomos podem existir diversos compostos orgânicos diferentes.
Reações Orgânicas, para entender como os compostos orgânicos se combinam entre si originando novos compostos. Acidez e basicidade orgânicas, onde é realizado o estudo da intensidade do caráter ácido/básico nos compostos orgânicos. Propriedades físicas, que é um capítulo destinado ao estudo das forças intermoleculares e suas influências sobre os pontos de fusão e ebulição dos compostos orgânicos, bem como suas interferências na densidade e solubilidade desses compostos.
Dentre as diversas funções que estudaremos, as 21 funções orgânicas mais importantes são:
Hidrocarbonetos, haletos orgânicos, alcoóis, enóis, fenóis,