Classificação dos equinodermos
CLASSE HOLOTHUROIDEA
Os Holothuroidea são encontrados tanto em praias rasas como em profundidades de até 10.200m. Apenas algumas espécies da ordem Apodida são habitantes permanentes da meiofauna. A maioria é bentônica, encontrada em fundos não consolidados de areia e argila, mas algumas espécies vivem em substratos constituídos por rochas, seixos, cascalho, ou sobre animais ou vegetais. Algumas espécies de Aspidochirotida são pelágicas.
São conhecidos popularmente como "pepinos-do-mar"; ao contrário dos outros equinodermatas, eles apresentam o corpo cilíndrico e alongado, com tegumento mole abaixo do qual se acham espalhadas placas calcárias microscópicas que funcionam como endoesqueleto. A boca é situada numa das extremidades do corpo, e é rodeada por tentáculos ramificados que são modificações dos pés ambulacrários. O orifício retal situa na extremidade oposta.
Na parte posterior do intestino encontramos formações características que são os hidropulmões ou árvores respiratórias que estende para frente da cloaca. Admite-se que exerçam funções respiratórias e excretoras.
Certas espécies de holotúrias, algumas das quais existem no Brasil, quando molestada, eliminam pela cloaca uma porção de filamentos brancos e viscosos (órgão de Cuvirer) que são segregados por glândulas próximas