Classificação, descrição dos principais meios de cultura
930 palavras
4 páginas
Os meios de cultura são utilizados com a finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras. Os meios de cultura devem ter na sua composição, os nutrientes indispensáveis ao crescimento do organismo em questão. É importante conhecer o potencial de crescimento de cada meio de cultura e adequar ao perfil bacteriano esperado para cada material. Sua classificação se caracteriza por: Meio de Enriquecimento, que tem a finalidade de com a finalidade de permitir que as bactérias contidas em uma amostra clínica aumentem em número; Meio de Transporte, consiste em um meio isento de nutrientes, contendo um agente redutor; Meio Seletivo, a finalidade deste tipo de meio é selecionar as espécies que se deseja isolar e impedir o desenvolvimento de outros germes; Meio Diferencial, possibilita a distinção entre vários gêneros e espécies de microrganismos, por possuir substâncias que permitem uma diferenciação presuntiva, evidenciada na mudança de coloração ou na morfologia das colônias; Meio Indicador, é utilizado no estudo das propriedades bioquímicas das bactérias, auxiliando, assim, sua identificação. Esses meios ainda se subdividem em classes diferenciadas por seus estados físicos, são eles, líquidos ou caldos, sólidos e semi-sólidos. Ágar sangue
O meio, usando uma base rica, oferece ótimas condições de crescimento a maioria dos microrganismos. A conservação dos eritrócitos íntegros favorecem a formação de halos de hemólise nítidos, úteis para a diferenciação de Streptococcus spp. Staphylococcus spp.
Utilidade: isolamento de microrganismos não fastidiosos, verificação de hemólise dos Streptococcus spp. e Staphylococcus spp. e usado na prova de satelitismo (para identificação presuntiva de Haemophilus spp.).
Ágar Chocolate
Meio de Ágar Chocolate é amplamente utilizado para o cultivo de microrganismos exigentes, embora cresçam neste meio quase todos os tipos de microrganismos.
Utilidade: Crescimento de microrganismos