Classificação de materias
Administração Material e Patrimonial I
Trabalho de pesquisa elaborado por Sidcley Carneiro e apresentado ao Professor Carlos Alberto – 6º Período – Administração de Empresa
Paulista, 30 de Novembro de 2011
Classificação de Materiais
A classificação de materiais advêm da necessidade da diminuição de falhas na produção, pois, com o crescimento da industrialização e da introdução da processo de produção em série, recai maiores exigências sobre a qualidade dos produtos. O processo também objetiva o agrupamento de todos os materiais com características comuns. * materiais é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. * Existem infinitas formas de classificar os materiais. * Uma boa classificação deve obedecer a alguns critérios.
Critérios para Classificação de Materiais
- Abrangência: atentam-se as características dos materiais em vez de reunir apenas os que seriam classificados.
- Flexibilidade: devem-se permitir diversos tipos de classificação.
- Praticidade: com característica de classificação objetiva e simples.
Tipos de Classificação
- Por demanda: Materiais de Estoque: são materiais que por força de produção precisam constar em estoque e para não causar impacto na produção, precisa ter políticas especificas de ressuprimento.
Materiais de Não-estoque: são materiais que não tem demanda especifica, sendo necessária sua aquisição em períodos distintos, onde não possui parâmetros para reabastecimento.
Materiais de Estoque
A classificação de materiais obedece a seguinte estrutura:
- Quanto a aplicação;
- Quanto ao valor aplicado;
- Quanto ao grau de importância dentro da cadeia operacional.
Tipos de Classificação
- Materiais Críticos: são materiais que necessitam de uma especificidade quanto a sua reposição, onde a demanda para sua aquisição é imprevisível. Porém, sua aquisição deve-se avaliar a análise de risco, pois no ato da necessidade pode haver escassez no