Classificação de Agente Inteligente
O agente inteligente, é aquele que adota a melhor ação possível diante de uma situação, está presente na resolução de uma infinidade de problemas dos usuários comuns. Hoje, a internet conta com diversas iniciativas que utilizam agentes, desde sites que comparam preços de produtos para compra até mecanismos de busca inteligentes, que navegam dentro das páginas web, apresentando o resultado da busca classificado pelo grau de acerto e relevância dos assuntos.
Na língua portuguesa o significado da palavra "agente" é geralmente interpretada nos dicionários como:
Alguém que atua diretamente;
Alguém atuando ou fazendo negócios por outro;
Procurador, delegado.
Estas definições atendem algumas características, mas não contemplam o amplo significado de um agente inteligente.
Um agente é definido como uma entidade computacional que funciona de forma contínua e autônoma em um ambiente restrito, ambiente no qual, podem existir outros agentes com características comuns ou não. Informalmente um agente é alguém ou alguma coisa que atua como um procurador com propósito específico de realizar ações que podem ser entendidas como benéficas dentro do contexto onde ele atua.
Um sistema poderá ser visto como um agente se for capaz de perceber seu ambiente por meio de sensores e de agir sobre esse ambiente por intermédio de atuadores agregando as características como autonomia, habilidade social, reatividade e pró-atividade.
CLASSIFICAÇÃO DO AGENTE INTELIGENTE
Aros é um agente reativo baseado na utilidade.
É utilizado no projeto em que a tomada de decisão lida com incertezas;
Utiliza um modelo com uma função de utilidade que mede suas preferências entre estados do mundo, e logo em seguida escolhe a ação que leve a melhor ação esperada, feito através do cálculo médio de todos os resultados possíveis, ponderados pela probabilidade de resultados.
Ainda podem ser classificados em:
Baixo - neste nível, os softwares agentes desempenham tarefas rotineiras,