Classes Variáveis e Invariáveis
Nesse trabalho iremos abordar as classes gramaticais, as variáveis e as invariáveis,e a sua importância para a língua portuguesa no aspecto morfológico,sempre muito importante para a formação da língua, o que será abordado no seguinte trabalho.
Classes variáveis
Na morfologia, que é o ramo da gramática que estuda a classe de palavras, diz-se que a classe variável é a aquela que se flexionam em gênero, número, grau, tempo,voz e aspecto, ou seja, muda sua forma. São divididas em seis as variáveis. São elas: Substantivo, adjetivo, numeral, verbo,pronome e artigo.
1) Substantivo
É toda a palavra que designa ser, coisa ou substância. De acordo com as gramáticas da língua portuguesa, um substantivo pode ser flexionado em gênero,número e grau.
Podem se representados por pessoas, lugares, instituições, grupos, entes de natureza espiritual ou mitológica,ações,estados,qualidades,sensações,sentimentos,etc. Assim, são divididos os substantivos:
*Substantivos Comuns e Próprios
- Comuns: são aqueles que designam a espécie: Ex: pessoa, rio, planeta
- Próprios: São aqueles que são assim denominados pelo fato de designarem de forma particular um ser de determinada espécie: Ex: Rio de Janeiro, Brasília, João, Maria..
* Concretos e abstratos
- Concretos são aqueles que designam os seres propriamente ditos, isto é, os nomes de pessoas, de animais, vegetais, lugares e coisas: homem, cão, árvore, Brasil, caneta;
- Abstratos são aqueles que designam ações, estados e qualidades: Ex: beleza, colheita, doença, bondade, juventude.
*Coletivos
-São substantivos comuns que, no singular, designam um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie. No substantivo coletivo, trata-se de um único ser uma pluralidade de indivíduos. Ex: elenco (conjunto de atores); matilha (conjunto de cães de caça), etc.
* Primitivos e derivados
- Primitivos: são aqueles de que derivam outros vocábulos: ex: ferro é um substantivo primitivo