Classes Gramaticais Vari Veis
Substantivo é toda a palavra que designa ser, coisa ou substância. Ele dá nome ao adjetivo. De acordo com as gramáticas da língua portuguesa, um substantivo pode ser flexionado em gênero, número e grau.
Classificação
Os substantivos podem ser classificados em:
Comuns e próprios
Comuns são aqueles que dão nome a espécie: pessoa, rio, planeta; Próprios são aqueles que designam um indivíduo da espécie: João, Amazonas, Marte.
Concretos e abstratos
Concretos são aqueles que designam os seres propriamente ditos, isto é, os nomes de pessoas, de animais, vegetais, lugares e coisas: homem, cão, árvore, Brasil, caneta;
Abstratos são aqueles que designam ações, estados e qualidades: beleza, colheita, doença, bondade, juventude.
Coletivos
São substantivos comuns que, no singular, designam um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie. No substantivo coletivo, trata-se de um único ser uma pluralidade de indivíduos: elenco (conjunto de atores); matilha (conjunto de cães de caça) Etc.
Primitivos e derivados
Primitivos são aqueles de que derivam outros vocábulos: ferro é um substantivo primitivo porque dele derivam outras palavras (ferreiro, ferraria, ferradura); Derivados são aqueles que procedem de outras palavras (guerreiro é derivado por vir de guerra, guerra + eiro).
Simples e composto
Simples são aqueles substantivos constituídos de um só radical: casa, casarão; Compostos são aqueles formados na união de dois ou mais radicais: boca-de-leão, couve-flor, passatempo.
Flexão do substantivo
Flexão genérica
O gênero gramatical é um critério puramente linguístico, convencional, que divide os substantivos em duas classes: masculino e feminino.
Masculino: são do gênero masculino todos os substantivos a que se pode antepor o artigo o: o aluno, o amor, o galho, o poema. Geralmente são masculinos os nomes de homens ou funções exercidas por eles; os nomes de animais do sexo masculino; os nomes de lagos, montes, rios e ventos; os nomes de meses e pontos