clareamento dental
O clareamento dental é um procedimento estético cada vez mais utilizado na prática odontológica. A obtenção de dentes mais claros é uma solicitação estética comum dos pacientes, podendo ser executado isoladamente – quando o tratamento estético requer apenas modificação de cor – ou em associação com outros procedimentos restauradores ou de reposicionamento dental, como o tratamento ortodôntico.
Muitas são as técnicas e materiais indicados para o clareamento dental, sendo as técnicas realizadas ou supervisionadas pelos profissionais, as mais seguras. Dentre essas técnicas, pode-se citar o clareamento caseiro supervisionado, o clareamento de consultório e a associação de ambas as técnicas. Os resultados de alguns estudos demonstram uma superioridade de obtenção de cor e de longevidade do clareamento caseiro supervisionado6 ou da associação da técnica caseira com a técnica de consultório.
Entretanto, a efetividade de uma técnica clareadora deve levar em consideração o perfil do paciente ou cliente que receberá o tratamento. A técnica clareadora caseira, por exemplo, é dependente de uma ativa e disciplinada participação do indivíduo. O longo período de tempo de uso dos agentes clareadores associado à sensibilidade dental exacerbada ou à presença de desconforto gengival, pelo contato com o agente clareador, pode levar à descontinuidade do tratamento dental caseiro supervisionado. Assim, pacientes que apresentam resistência ao uso de agentes caseiros ou que não possuem disciplina em sua utilização, são candidatos às técnicas de clareamento de consultório ou à associação deste com o clareamento caseiro.
Há duas maneiras de se realizar um clareamento eficiente: em casa ou no consultório.
Clareamento Dental Caseiro
Orientado por um dentista, o paciente leva para casa uma solução clareadora e um molde (sob medida) da arcada dentária superior e inferior. Por ser um tratamento específico, o tempo de uso desse molde com o gel pode variar. Mas por ser