Ciências Sociais
Estrutura básica de uma empresa
Área Financeira
Sua função é administrar o fluxo de recursos monetários da empresa suprindo as necessidades e aplicando os excedentes, além de suas atividades de cobrança e tesouraria. Desempenha funções de captação e aplicação de recursos.
Está implícita na necessidade da Gestão financeira a busca do equilíbrio entre gerar lucros e manter caixa (“rentabilidade” e “liquidez”), portanto maximiza o valor de mercado das empresas e visa remuneração de seus acionistas.
Foca na administração das entradas e saídas de recursos monetários provenientes da atividade operacional da empresa, ou seja, com a administração do fluxo de disponibilidade da organização.
“A principal meta da administração financeira é atingir os objetivos dos proprietários da empresa – buscar maximizar a riqueza e não somente o lucro”.
(Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro Positivo)
(Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro Negativo)
Principais atividades/funções básicas:
Planejamento e controle financeiro – abrange tanto os planos de longo prazo, como as previsões de curto prazo. Analisa e elabora relatórios que demonstrem as variações entre o previsto e o realizado.
Levantamento de recursos financeiros – analisa e define as origens/fontes, se próprios ou de terceiros.
Investimentos de recursos financeiros - analisa e define investimentos buscando a maximização do retorno e a minimização dos riscos.
ANÁLISE E PLANEJAMENTO
CONTROLE DE CUSTOS
ORÇAMENTO
PREVISÕES (cálculos matemáticos feitos com embasamento histórico) E PROVISÕES (cálculos matemáticos, feitos com embasamento histórico ou não, de uma estimativa futura que poderá ou não acontecer. Utilizadas para a elaboração de Orçamentos, onde os valores são projetados)
FLUXO DE CAIXA
INVESTIMENTOS (CURTO E MÉDIO PRAZO)
FINANCIAMENTOS
CRÉDITO
COBRANÇA
CÂMBIO
OPERAÇÕES BANCÁRIAS
GERENCIMENTO DE RISCO
TESOURARIA (CONTAS A PAGAR E A