Ciências - Planetas
ESTRELAS:
Estrela é um astro que tem luz e calor próprios. Apresenta um brilho cintilante, o que as distingue dos planetas. É uma esfera de plasma grande e luminosa que pela gravidade é mantida íntegra. É composta de Helio e outros elementos mais pesados.
Os corpos celestes não caem do céu porque não estão no céu, ou seja, estão muito distantes do nosso pequeno planeta no espaço sideral. Porém, como as estrelas brilham muito temos a impressão que elas estão bem pertinho, quase encostadas em nós.
Uma estrela cadente nada mais é do que um pequenino pedaço de rocha que vem do espaço em direção a Terra e que ao entrar em contato com a nossa atmosfera se aquece rapidamente e brilha no céu, nos dando a impressão que uma estrela de verdade está caindo em nossa direção.
SATÉLITES:
Um satélite natural ou lua ou ainda planeta secundário é um corpo celeste que orbita um planeta ou outro corpo menor.
Em 2011 foram identificados mais de 200 objetos na órbita do Sistema Solar e todos foram categorizados como luas (satélites naturais).
COMETAS:
Cometa é o menor corpo contido no sistema solar, possui semelhança com um asteróide e é constituído, majoritariamente, por gelo. No passado, os cometas produziam nas pessoas medos e superstições e na contemporaneidade causa uma enorme curiosidade.
Eles podem ser periódicos como é o caso do cometa Halley, que passa pelo sistema solar em intervalos de cerca de 76 anos.
ASTERÓIDES:
Os asteróides são corpos rochosos de estrutura metálica que orbitam em torno do sol como os planetas, mas que possuem uma massa muito pequena em comparação a eles. Não costumam ter uma forma definida, apresentando as mais diversas aparências.
Você sabia que todos os dias a Terra é atingida por asteróides? O bom é que eles geralmente possuem dimensões muito pequenas, praticamente insignificantes, não sendo capazes de provocar qualquer alteração no planeta. Geralmente, eles são destruídos ao entrar em choque