Ciências Contábeis
A instabilidade instaurada na chamada época da “Grande Depressão” levou a opinião pública e consequentemente o governo a doar uma pronta resposta ao problema do início dos anos 30: a aprovação de duas leis para mercado de capitais; os Securities Acts de 1933 e 1934. Foi restabelecido o mercado de capitais e uma agência governamental para sua fiscalização e regulamentação foi criada: a SEC (Securities nad Exchange Commission), A SEC procurou estabelecer procedimento contábeis que buscassem uma mais adequada representação da realidade econômica por meio das demonstrações contábeis.
A regulamentação acerca das demonstrações contábeis sempre estará evoluindo em conjunto com os acontecimentos econômicos. b. Sua função está ligada ao processo de convergência de normas contábeis no mundo, diminuindo, assim, as diferenças de tratamento contábil para eventos econômicos entre países diferentes.
E a sua criação foi um marco histórico porque em um contexto onde há a recomendação da utilização do modelo internacional, fez-se a Lei nº6.404/76 que é o principal disciplinador da contabilidade societária no Brasil, mas é notório que a dependência do Congresso Nacional na alteração de seus artigos acaba atrasando o avanço do modelo contábil. Como uma estratégia para mudar essa situação, foi aprovada a Lei nº11.638/07, com uma importante alteração que define que o Brasil sempre estabeleça seu modelo com base nos tratamentos comumente utilizados em mercados internacionais, sendo então um marco na contabilidade do país.
c. Culminou no processo da criação do Cômite de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
d. O regime de competência consiste na geração de informações