Ciências contábeis
Em 1494 surgiu a primeira corrente de pensamento contábil com a idéia do mecanismo das contas, centrando sua preocupação em seu funcionamento.
A principal preocupação dos seus criadores era o processo de escrituração e as técnicas de registro através das contas.
Em 1495 Degranges divulgou a chamada teoria das cinco contas basiada no estado sobre a teoria geral das contas.
Para Degranges existem cinco contas que representam a comercio são elas: mercadoria, dinheiro, contas a pagar, contas a receber, lucro e perda.
Degranges acreditava que para cada transação a prazo que o comerciante fazia deveria abrir uma conta para a pessoa envolvida e ao mesmo tempo abrir as cinco contas para ele mesmo fazer o lançamento de debito e credito, porem esta teoria não foi aceita e mais tarde, estas cinco contas foram substituída pelo o livro diário/razão de 6 colunas.
Em 1496 surgiu o modelo inglês de registro baseado nos dois principais livros o diário e o razão e os dois livros auxiliares: caixa e armazém.
Através da preocupação com os registros do livro se estavam certo ou errado, descobriu a necessidade de uma sistematização.
Com as sociedades que tem mais de um capitalista surgiu a conta capital que é uma divida da empresa como capitalista
------------------------------------------------------------------------------------------------------- Frei Lucas Pacioli
Frei Lucas Pacioli ficou conhecido por incluir na summa o tratado XI no qual consta o método de registro contábil “Partidas Dobrado”
Ele incluiu o tratado porque entendia que os mercadores deveriam saber registrar as suas próprias contas detalhado os resultados dos negócios, acreditando que o comerciante deveria fazer o registro contábil para ter noção das transações efetuadas.
No primeiro capitula do tratado ele apresenta os três passos para alguém abrir um negócio: dinheiro ou propriedade, habilidade em cálculos mercantis e conhecimento em contabilidade, no final deste