Ciências contábeis
Embora a contabilidade seja uma ciência que se encarrega de estudar, registrar, controlar e interpretar os fatos ocorridos no patrimônio de entidades econômico-administrativas com fins lucrativos ou não, ela é ainda um sistema o qual também compõe outro sistema: o empresarial.
Segundo Stoner (1999, p.4), "A Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos." A contabilidade possui como objeto de estudo o patrimônio das entidades e objetiva assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins. Através de informações geradas para os usuários (sócios, acionistas, proprietários, clientes, fornecedores, diretores, administradores, executivos, sindicatos, associações, etc..) por meio de normas, técnicas e princípios (Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo Valor Original, Atualização Monetária, Prudência e Competência) pode-se manter o controle permanente do patrimônio de uma entidade, destacando suas modificações expressos sob forma de relatórios contábeis, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios para que os usuários possam, a partir dessas informações, tomar decisões empresariais.
As técnicas contábeis utilizadas na contabilidade são: Análise das Demonstrações Financeiras, Auditoria, Demonstrações financeiras e Escrituração. Destas destacam-se as duas últimas: A Escrituração é o registro de todos os fatos que ocorrem no patrimônio e as Demonstrações Financeiras são demonstrativos expositivos dos fatos ocorridos num determinado período. Representam a exposição gráfica dos fatos e podem ser:
Balanço Patrimonial - É uma demonstração contábil o qual objetiva expor a