Ciências contábeis
CONTABILIDADE GERAL II
PROF. HAMILTON NOGUEIRA MAKOSKY
2º Semestre de 2011
Contabilidade Geral – Prof. Hamilton N. Makosky
INVENTÁRIO
ESTOQUE DE MERCADORIAS
Os estoques, segundo Iudícibus et al. (2003, p.115) “são bens tangíveis ou intangíveis adquiridos ou produzidos pela empresa com o objetivo de venda ou utilização própria no curso normal de suas atividades”.
CONTROLE CONTÁBIL DOS ESTOQUES Em função do porte e de seu ramo de atividades a empresa deve decidir se irá manter posição e controle sempre atualizados de estoques ou apenas verificar a sua existência no final do exercício, oportunidade em que os resultados devem ser obrigatoriamente apurados. Existem duas maneiras de controlar contabilmente o valor dos estoques: a) Através do Sistema de Inventário Permanente; b) Através do Sistema de Inventário Periódico.
A) SISTEMA DE INVENTÁRIO PERMANENTE: Este sistema consiste, basicamente, em contabilizar o valor do estoque baixado logo após a venda ter sido efetuada. O registro permanente nada mais representa do que fichas de estoques mantidas para cada item, com seu movimento em quantidade, preço unitário e valor total, de forma que possibilite dispor, a qualquer momento, da posição atualizada dos estoques e do custo das mercadorias vendidas, podendo ainda fornecer informações para o planejamento de compras, de forma a evitar a ocorrência de falta de mercadorias ou compras em excesso. Nota-se que o registro permanente de estoques pode ser feito em fichas, livro ou formulários contínuos, emitidos por sistema de processamento eletrônico de dados (IUDÍCIBUS et al, 2000).
EF = EF = Estoque final EI = Estoque inicial CO = Compras
EI
+
CO
- CMV
CMV = Custo das mercadorias vendidas Métodos de valorização de estoques:
2
Contabilidade Geral – Prof. Hamilton N. Makosky
PEPS = “O primeiro que entra é o primeiro que sai”. Critério pelo qual são consideradas como