Ciências contabeis
Para Fayol, as funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções, por isso estão acima delas. A função de administração é, por isso, a única que formula um programa de ação geral e coordena as demais.
Hoje, essa visão está ultrapassada. Nomes como Produção, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Logística, P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) representam áreas muito mais conhecidas nas organizações. No entanto, essas áreas nada mais são que evoluções da visão de Fayol.
Para esclarecer as funções administrativas, Fayol criou os elementos ou atos da administração: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Em outras palavras, segundo Fayol, são funções do administrador:
• Prever: visualizar o futuro e traçar um programa de ação que tenha unidade, continuidade, flexibilidade e precisão.
• Organizar: constituir o organismo material e social da empresa.
• Comandar: dirigir a equipe para atingimento dos objetivos globais.
• Coordenar: unir e harmonizar as atividades do negócio, sincronizar coisas e ações, adaptando os meios aos fins.
• Controlar: verificar se o realizado está de acordo com o previsto (regras e planos).
Em relação às funções do administrador, afirmou que podem ser divididas entre os níveis hierárquicos da empresa. Portanto, não são exclusivas dos diretores, mas o que deve existir é uma proporcionalidade da função administrativa.
http://pt.scribd.com/doc/3110272/Contabilidade-Curso-de-Contabilidade-Introdutoria-02-Patrimonio
Professor Humberto Fernandes de Lucena
Curso de contabilidade introdutoria
O Patrimônio, sendo o objeto daContabilidade, define-se como o conjuntoformado pelos bens, pelos direitos e pelasobrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica), e que seja passível de avaliação emmoeda.Como bens, podemos entender as coisascapazes de satisfazer necessidades humanas,suscetíveis de avaliação econômica