ciências contabeis
É parte do sistema que provê informações para usuários externos e é orientada pelos princípios geralmente aceitos de Contabilidade (HANSEN e MOWEN, 1997).
Conceito de Contabilidade Gerencial
Constitui-se na parte do sistema contábil que se dedica às informações para os usuários internos da entidade (HANSEN e MOWEN, 1997).
Existem similaridades entre a Contabilidade Gerencial e a Contabilidade Financeira e JIAMBALVO (2001), define:
"Não devemos superestimar as diferenças entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial em função dos seus respectivos grupos de usuários. Os relatórios de contabilidade financeira visam principalmente aos usuários externos e os relatórios de contabilidade gerencial visam principalmente aos usuários internos. No entanto, os gerentes também fazem uso significativo dos relatórios de contabilidade financeira e os usuários externos ocasionalmente requerem informações financeiras que são normalmente consideradas apropriadas para os usuários internos. Por exemplo, os credores podem pedir à administração que lhes forneça projeções detalhadas de fluxo de caixa."
Da contabilidade financeira X contabilidade de custos
1. INTRODUÇÃO
1.1 A importância da Contabilidade
A primeira publicação voltada para a ciência que hoje é chamada de Contabilidade, data de 1494 e foi elaborada pelo monge veneziano Luca Pacioli, que se interessava pelas questões matemáticas. Esta obra versava sobre o uso dos sistemas contábeis de partidas dobradas "Summa de arithmetica, geometrica, proportioni e proportionalita." A partida dobrada era tão importante para os contadores, quanto a invenção dos zeros pelos árabes para os matemáticos.
O desenvolvimento da contabilidade teve sua origem no mesmo período em que surgiu o Capitalismo, sendo que a metodologia utilizada servia como forma quantitativa de mensurar acréscimos ou decréscimos dos investimentos iniciais a alguma