Ciências contabeis
2013
Introdução
Buscando destacar alguns pontos importantes dentro da contabilidade este trabalho busca primeiramente esclarecer os princípios da contabilidade. Tratando com maior ênfase os princípios da Entidade, Continuidade e Competência, procurando demonstra um conceito simples e claro dos mesmos.
Este trabalho também busca apresentar os Regimes de Apuração utilizados no dia-a-dia da contabilidade, dando ênfase ao Regime de Caixa e ao Regime de Competência repassando uma noção básica de como estes funcionam. Os métodos de movimentações de estoque UEPS, PEPS e Media Ponderada também são destacadas, mantendo o mesmo conceito que dos tópicos anteriores, onde busca-se dar um conceito claro e simples a eles.
Busca-se também citar as Operações com Mercadorias onde dá-se, conceito a quando deve ser reconhecida as receitas, as deduções e a apuração dos impostos. Este também trata da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), onde traz o conceito e algumas noções básicas de como esta deve ser elaborada.
Conceitos dos Princípios da Contabilidade
Principio da Entidade.
Consiste na separação e distinção da pessoa física e da pessoa jurídica, ou seja, o patrimônio da empresa jamais se confundira com o dos sócios. Esta definição serve também para da divisão atos ou transações de uma empresa, para outra mesmo que estas pertençam ao mesmo grupo empresarial.
A resolução do CFC n° 750/1993 deixa claro o assunto citado anteriormente ao dizer que; “o Principio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial com a necessidade de separação do Patrimônio Particular do Patrimônio da Entidade”. Como exemplo simples podemos citar que as dívidas particulares de um sócio não poderão ser contabilizadas como despesa pela empresa.
Principio da Continuidade
Consiste na