Ciências Computação
Por: Carolina Cristina Raul
Nicole Gonçalves Cardoso
Basicamente são sistemas onde o tempo é o fator fundamental. Os sistemas operacionais de tempo real foram projetados para trabalhar com resposta a eventos em sistemas de controle.
Um exemplo de aplicação com resposta a eventos, na qual é imprescindível a sua utilização é um sistema de airbag automotivo, este sistema necessita de precisão e confiabilidade, pois a resposta a um estímulo deve ser feita em um determinado espaço de tempo. É como se o sistema de airbag de repente apresentasse algum problema no momento de sua utilização,se por trás desse airbag existe um sistema de tempo real,rapidamente esse sistema entra em ação alarmando o usuário ou técnico responsável da área,que algo errado está acontecendo,em alguns casos o sistema pode até resolver por completo ou em partes esse problema,mais na maioria das vezes ele cria um alarde,para chamar atenção do responsável naquele momento.
Exemplos de funcionamento:
Um carro,em um processo de fabricação.
Caso o robô de soldagem seja ativado antes ou depois do tempo previsto o carro estará totalmente perdido.
As ações precisam ocorrer em determinados instantes, ou em um determinado intervalo de tempo,a partir daí entendem-se um sistema de tempo real.
Interação,estímulos no andamento do processo são coletados de tempos em tempos ( o tempo pode ser configurado de acordo com cada ação),para que o sistema tenha total controle do que acontece a cada momento no andamento do processo,é com esses dados que o sistema identifica algum problema apresentado e a partir daí,dá a sua tratativa necessária. Estados De Risco Do Sitema De Tempo
Real
Soft Real Time: sistemas que podem continuar funcionalmente corretos mesmo que restrições temporais são sejam respeitadas. Exemplos são sistemas de aquisição de dados e sistemas de reserva de passagens aéreas. Hard Real Time: devem seguir as restrições de tempo para evitar conseqüências catastróficas e estão