Ciências biológicas
1 – Amostra de solo.
Foi coletado 1 grama de solo da camada superficial do mesmo e diluído em 9 ml de solução salina estéril (0,85% de sal). Dessa solução depois de agitada e decantada foi retirada com o uso de uma pipeta 1 ml que que foi misturado a 9 ml de solução salina estéril, sendo produzido uma solução diluída a 10-². Depois de agitado o tubo foi retirado dessa solução 1 ml e misturado a 9 ml de solução salina estéril, sendo produzido uma solução diluída a 10-³. As diluições foram sendo feitas ate chegar a 10-4 e 10-5. O material deverá ser coletado das soluções diluídas 10-³, 10-4 e 10-5, devendo se fazer o uso de uma Alça de Platina, sendo adotados métodos adequados de assepsia.
2 – Métodos de assepsia.
A Alça de Platina é usada para coletar o material na Placa de Petrin, deve ser flambada ate que fique vermelha (temperatura em torno de 600 ºC) em chama com uma boa combustão, a cor azul desta é um indicativo de combustão completa, em seguida deve ser resfriada em uma solução salina estéril. Esse processo deve ser repetido quantas vezes for necessário realizar alguma coleta de material.
A Placa de Petrin contendo o meio de cultura BDA – Batata-Dextrose-Agar, somente deverá ser aberta próxima chama, se for ao lado desta, deve se adotar uma distância equivalente a uma vez a altura da chama e se for for acima, adota-se uma distância equivalente a duas vezes a altura da chama, dessa forma se garante uma boa esterilização do ambiente próxima a Placa. A abertura da Placa deve ser com o uso de uma das mãos e o mínimo possível, o suficiente somente para coletar o material.
A coleta sendo feita em tubos, deve se adotar as distâncias da chama conforme descrito, retirando a rolha com o uso do dedo mínimo e médio da mão que o segura, antes de coletar o material e também antes de fechá-lo. Deve-se flambar a sua boca.
3 – Isolamento do Material Microbiano – Primeiro Passo da Experiência.
De posse de todos os materiais necessário para