Ciência e conhecimento científico
Capítulo 1: Ciência e Conhecimento Científico.
No livro “Metodologia do Trabalho Científico” das autoras Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marcone, são abordados os seguintes temas presentes no capitulo 1: Ciência e conhecimento científico, outros tipos de conhecimentos denominados popular, filosófico e religioso, além de explorar algumas características, conceitos e classificações que foram feitos por alguns autores, possibilitando uma sintetização do conteúdo que será estudado.
O conhecimento popular, lato sensu, é o modo comum, coerente e espontâneo de conhecer, adquirido através de situações cotidianas e da vivência direta com coisas e seres humanos, que por sua vez, repassam crenças, tradições, hábitos de geração em geração, sendo assim, é denominado também de conhecimento “empírico”.
Algumas características foram atribuídas ao conhecimento popular por alguns autores. Ander-Egg (1978) que o caracterizava como superficial, sensitivo, subjetivo, assistemático e acrítico, já Trujillo (1974), caracteriza como valorativo, reflexivo, assistemático também, verificável, falível e inexato.
Com relação ao conhecimento científico, é possível analisar a partir do que foi exposto no livro, que lida com fatos ou ocorrências, o que o torna real. É um conhecimento contingente, pois tem suas hipóteses confirmadas ou refutadas através de experimentações rigorosas. De acordo com o autor Trujillo (1974), as características atribuídas são a verificabilidade, o real, contingente, sistemático, falível e por ser aproximadamente exato.
O estudo da ciência, bem como seus vários conceitos formulados, divisões e subdivisões, cada uma com suas particularidades e complexidades, fazem parte do conjunto que integra o conhecimento científico. Dentre os diversos conceitos, pode-se inferir que a ciência é um pensamento confiável, racional, lógico e objetivo, porém, não é