Ciência da Computação
Módulo: 3
Fórum
Título: Análise da adoção de estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial, tendo como referência o Cirque du Soleil
Aluno:
Disciplina: Estratégia de Empresas
Turma:
Introdução
O caráter competitivo e o constante aparecimento de novos concorrentes exigem que as empresas tenham uma postura diferenciada no mercado em que atuam. Essa postura deve ser elaborada com estratégias empresariais objetivando a perenidade da instituição. Segue a análise do case Cirque du Soleil, uma companhia circense que ocupa uma posição única no cenário do entretenimento.
Cinco forças competitivas
O modelo das cinco forças competitivas foi desenvolvido por Michael Porter em 1979. O conhecimento dessas forças possibilita a elaboração de estratégias eficazes para concorrer em ambientes de negócio em diferentes graus.
O objetivo central da análise das forças é a predição do nível médio de lucratividade, no longo prazo, dos competidores de uma indústria. Outra utilização busca a compreensão das diferenças de rentabilidade entre competidores.
Abaixo seguem as cinco forças descritas por Porter seguidas da aplicação ao case Cirque du Soleil:
O grau de rivalidade entre as empresas (dimensão horizontal)
É a intensidade da rivalidade e determina em que extensão o valor criado será dissipado na luta das empresas pelo mercado.
No mercado circense as empresas que participam são circos menores e grandes espetáculos promovido por companhias internacionais. Hoje pouco se nota a atuação do primeiro grupo. No segundo grupo podemos citar circos como Circus Oz e Ringling Bros. and Barnum, o Circo da China, Kukli Theatral e o próprio Cirque du Soleil.
A excelência e a inovação do Cirque possibilitou à companhia um produto único e original. Atualmente quando se pensa em “circo” lembra-se dos espetáculos e apresentações itinerantes que o Cirque faz pelo mundo. O grau de rivalidade que antes era alto, sucumbiu à