Civilização Inca
Os Incas viveram na América do Sul, atual território do Equador, Peru, Bolívia, Chile, e noroeste da Argentina. Foi na região de Cuzco (3500m de altitude) que uma reunião de povos, por volta de 1200, deu início a civilização Inca – “Filho do Sol”.A capital Cuzco chegou a possuir 100 mil habitantes. Outras cidades, com planejamento e arquitetura sofisticados, confirmam a grandiosidade da civilização. Machu Picchu, Tumipampa e Cajamarca englobavam uma população de aproximadamente 6 milhões de habitantes.Em 1531 o império Inca chegou a possuir 4 mil quilômetros no sentido norte-sul.O poder político estava nas mãos do imperador considerado um semi-deus - Inca.Quando os espanhóis chegaram ao Peru, o grande império Inca vivia uma guerra civil, o que facilitou a vitória e a dominação européia.
Sociedade: A camada mais alta da sociedade era representada pelo Inca e por sua mulher, Coya. Abaixo deles havia os sacerdotes, chefes do exército, oficiais (que comandavam as províncias) os administradores locais (Curacas), os funcionários públicos, os artesãos especializados (marceneiros, ourives, pedreiros) e as famílias rurais.
- A administração do império Inca estava centralizada em Cuzco, impunha uma hierarquização rígida e contava com uma rede de estradas, correio público, centros fortificados e depósitos de alimentos.
- Na base da sociedade estavam as aldeias (Ayllus) com suas famílias comandadas por um “Curaca” que distribuíam as terras (consideradas do imperador) e cobravam impostos.
- Reciprocidade – a autoridade incaica fazia um pedido para um chefe de um povo em troca de uma compensação.
Economia: agricultura de mais de 40 espécies de vegetais como a batata, o milho, a abóbora, a vagem, o algodão, a mandioca, o amendoim (principal atividade econômica). Nas encostas das montanhas construíram sofisticados terraços que evitavam a erosão, alem de construírem canais de irrigação. Foi à primeira civilização americana a domesticar animal de porte