Civilização Inca
Origem
Apesar de arqueólogos e historiadores não concordarem, acredita-se que os incas vieram de uma região árida e montanhosa localizada nos Andes Centrais. Por razões também desconhecidas, eles deixaram seu lugar de origem em busca de novos territórios.
Chegaram a Cuzco, por volta do ano 1100, lá decidiram se estabelecer. Os dois principais motivos de ficarem ali foi a terra fértil e o local era taticamente vantajoso, por estar entre montanhas, criava uma barreira natural contra possíveis inimigos. Cuzco é um rico vale andino, situado na confluência dos rios Huantanay e Tullumayo, rodeada por montanhas que atingem uma altura de mais de 3000 metros acima do nível do mar.
Para se estabelecer em Cuzco eles tiveram que combater o povo que habitava a região, provavelmente de língua aymará. Segundo alguns pesquisadores, os incas se aliaram ao povo de Titicaca, com a qual mantinham estreitos vínculos econômicos.
De acordo com os relatos, a fundação de Cuzco é atribuída a Manco Capac, considerado um herói e um deus dos Incas. Ele foi o primeiro Inca, nome dado mais tarde aos monarcas, e estabeleceu as primeiras regras da organização social, que nesta época era um pequeno estado com pouco poder.
Manco Capac foi sucedido por Sinchi Roca, que significa herói guerreiro, iniciou a série de monarcas lendários que fortaleceram seu assentamento em Cuzco e dominaram o território até o lago Titicaca.
Império
Os incas chamaram o seu império de Tahuantinsuyo, que quer dizer as quatro partes do mundo. Ele era dividido em quatro regiões, essas regiões eram divididas em províncias. No alto da hierarquia do império estava o Inca, e as regiões conquistadas eram dirigidas pelos curacas, os governadores de província.
A história do império se inicia no ano 1438 com Pachacutec. Monarca, cujo nome significa “o transformador do mundo”, foi um general que desempenhou um grande papel na guerra contra os chancas, um temível povo do noroeste que esteve a ponto