Civiliza o Oriental ou S nica
È uma das mais antigas civilizações.
Desenvolveu um rico sistema de linguagem, escrita e filosofias co grande significado religioso político e até ecológico.
A escrita é baseada em ideogramas (símbolos) que se expandiram para a Ásia, chegando até o Japão.
Seu idioma abrange principalmente seis dialetos, mas o falante de um deles não consegue entender os de outros.
A escrita é o que os diferencia, pois todos compreendem seus ideogramas mesmo as palavras variando bastante.
Essa população é predominantemente formada por camponeses, que na maioria das vezes para conseguir plantar lutaram contra um ambiente difícil e árido (improdutivo).
Foi à civilização que mais desenvolveu mais sistemas de irrigação e é por isso que é chamada de Civilização Hidráulica Milenar.
Sua cultura possui três principais correntes filosóficas de pensamento que se completam. São elas: Budismo, Confucionismo e Taoísmo, que formam o Sankiao.
O Chinês típico geralmente é ao mesmo tempo Budista, Taoísta e Confucionista (às vezes Cristão) o que incomoda os missionários e agentes ocidentais da região, pois no ocidente não existe a possibilidade de ser ou não ser ao mesmo tempo.
Confucionismo
Deriva dos ensinamentos de Confúcio.
Prega uma série de regras éticas e virtudes.
Preza um grande respeito às tradições, aos idosos, a família, a pátria e ao estado.
Valoriza o ensino, sendo que sábios e letrados ocupem o 1° lugar na sociedade.
É básico para a organização da Burocracia Chinesa, dirigindo o país há milênios mesmo depois da Introdução da República (1911) e da “Revolução Socialista” (1949). Mas a camada dominante do país sempre foi à elite burocrática controlando o estado e o governo. Sendo que no passado ao mandaritários eram os mandarins; hoje são os membros privilegiados do Partido