civil
• Implantar alternativas tecnológicas com o intuito de minimizar, reduzir, reaproveitar e reciclar os resíduos sólidos gerados pela construção civil, a fim de gerar novos produtos para serem utilizados em novas construções.
OBJETIVO ESPECÍFICO
• Utilizar os agregados reciclados para fabricar o solo cimento, evitando o consumo de matéria-prima e diminuindo o volume de resíduos sólidos da construção civil, preservando o meio ambiente.
• Minimizar o custo na alvenaria com a utilização do tijolo ecológico gerado da reciclagem de resíduos da construção civil.
• Apontar as vantagens que o tijolo ecológico proporciona em uma construção.
• Demonstrar que os resíduos da construção podem ser reciclados, e trazem grandes benefícios ao meio ambiente e a uma nova construção a partir deles.
Justificativa
A construção civil é a maior fonte geradora de resíduos de toda a sociedade moderna, uma das formas de solução desses problemas gerados é a reciclagem de resíduos, em que a construção civil tem um grande potencial de utilização dos resíduos, uma vez que ela chega a consumir até 75% de recursos naturais. (JOHN, 2000; LEVY, 1997; PINTO, 1999).
A indústria da construção civil é a que mais gera resíduos no Brasil, praticamente quase todas as atividades produzem perdas de materiais provocando impacto ambiental, esgotamento de matérias primas e aumento de geração de resíduos. A reciclagem se torna uma solução muito viável para minimizar esse problema, transforma os resíduos em novos produtos que podem ser comercializados. A reciclagem proporcionar inúmeros benefícios tanto econômicos como ambientais, pois ela diminui a extração de matéria primas onde às reservas é a maioria escassa, consequentemente possui um custo menor e esvazia os aterros.