Citomegalovirus
O citomegalovírus (CMV) é um vírus que pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zoster. Os sinais e sintomas da infecção pelo CMV variam de uma pessoa para outra. Pode ocorrer um leve mal-estar e febre baixa até doenças graves que comprometem o aparelho digestivo, sistema nervoso central e retina.
Na maior parte das pessoas infectadas, a doença é inaparente ou pode ser confundida com doenças benignas e de curta evolução. Uma grande maioria das pessoas são infectadas pelo CMV, durante algum período de sua vida. O citomegalovírus nunca abandona o organismo da pessoa infectada. Permanece em estado latente e qualquer baixa na imunidade do hospedeiro pode reativar a infecção. É um vírus considerado como agente oportunista por causar doença em pacientes imunodeprimidos.
Sinonímia
É uma doença também conhecida pelos seguintes nomes:
Doença de Inclusão Citomegálica.
Citomegalovirose.
Incidência
O CMV é considerado o mais freqüente agente infeccioso de infecção congênita no homem.
Maior incidência nas populações de nível sócio-econômico mais baixo.
Cerca de 95% das crianças infectadas, apresentam a forma assintomática ou subclínica.
Foram detectados anticorpos para o CMV em mais de 85% dos homens homossexuais.
Obs: A relação com o nível sócio-econômico foi comprovada através de estudos prospectivos, que compararam a incidência de infecção congênita em gestantes de diferentes níveis, em uma mesma área geográfica. Constatou-se, nestas condições, incidências pelo menos duas vezes maiores nas sub-populações de baixo nível sócio-econômico em relação às sub-populações de nível sócio-econômico mais elevado.
Agente etiológico
Vírus denominado de citomegalovírus (CMV); família Herpesviridae; subfamília Betaherpesviridae; sendo morfologicamente indistinguível dos vírus Varicela-Zoster, Herpes simplex, e vírus de Epstein-Barr, que