Citologia
Transporte passivo – Difusão simples
Passagem de soluto (geralmente um gás) do meio mais concentrado para o menos concentrado. Processo comum nos alvéolos pulmonares (hematose).
Citologia
(membrana e citoplasma):
A Membrana Plasmática
Generalidades: Está presente em todas as células. É responsável pela seletividade da célula. Modelo de Singer e Nicolson (mosaico fluido):
Transporte passivo – Osmose
É a difusão de um solvente através de uma membrana semipermeável sempre do meio hipotônico para o hipertônico. Ou Seja, é a passagem de solvente (geralmente água) do meio menos concentrado para o mais concentrado. Endosmose: extracelular > intracelular Exosmose: intracelular > extracelular
Tipos de membranas
Permeável: deixa-se atravessar pelo soluto e solvente. Semipermeável: deixa-se atravessar somente pelo solvente. Impermeável: não se deixa atravessar.
Permeabilidade da membrana
Transporte passivo: sem gasto (consumo de energia - ATP). É um movimento espontâneo. Transporte ativo: com gasto (consumo de energia - ATP)
Difusão
É o transporte de uma determinada substância de um meio mais concentrado para outro menos concentrado na referida substância. EX: O2, CO2, ET-OH etc.
Difusão facilitada
É a difusão de algumas substâncias químicas (AA, glicose, K, Na, Cl ...) através da membrana plasmática com o auxílio específico de enzimas da membrana denominadas permeases ou carreadoras (responsáveis pela especificidade da membrana). Neste caso, não há consumo de energia (transporte passivo), pois ocorre a favor do gradiente de concentração. Ex: glicose e insulina.
Transporte ativo
É a passagem de íons e moléculas através da membrana plasmática de um meio de menor concentração para um de maior concentração em relação a substância trasnportada. Ocorre com dispêndio de energia. Envolve permeases.
Bomba de sódio e potássio
Passagem de soludo (sódio e potássio) do meio menos concentrado para o mais concentrado. Processo comum nas