Citologia
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PROFª DANNI MAISA DA SILVA
CITOLOGIA
CITOLOGIA (DO GREGO KYTOS, ‘CÉLULA’ E LOGOS, ‘ESTUDO’) - É A PARTE DA BIOLOGIA QUE SE OCUPA DO ESTUDO DA CÉLULA (UNIDADE BÁSICA DA VIDA) - SUA ESTRUTURA, SUAS
FUNÇÕES E SUA IMPORTÂNCIA NA COMPLEXIDADE DOS SERES ORGANIZADOS.
Biologia Celular (Célula, lipídios, glicerídeos, etc). Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki GOWDAK, D. & de MATTOS, N. S. Biologia: volume único. São Paulo: FTD, 1991. MOISES, H. N. & SANTOS, T. H. F. Biologia. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1994.
Enquanto não se inventou o microscópio o homem não sabiam que as células existiam. Os gregos antigos — particularmente Aristóteles — conheciam relativamente bem os órgão dos seres vivos, mas desconheciam totalmente aquelas partículas elementares, embora alguns supusessem que deviam existir. O descobridor das células foi Robert Hooke, que, observando cuidadosamente um pedaço de cortiça, em 1665, notou uma membrana dura - descreveu a estrutura da cortiça como semelhante a um favo de mel, composta por pequenos compartimentos, que ele batizou de "células". Seu microscópio, no entanto, desenvolvido por ele mesmo, era ainda muito rudimentar para aprofundar a descoberta. Em 1676, usando outro microscópio, Anthony van Leeuwenhoek, na Holanda, conseguiu observar, pela primeira vez, uma série de células vivas: bactérias, glóbulos vermelhos do sangue, espermatozóides e protozoários.
TEORIA CELULAR
Em
1838/39, um botânico e um zoólogo alemães Schleiden e Schawann, publicaram trabalhos que constituiriam a Teoria Celular, complementada em 1858 por Virchow:
―Todos
os seres vivos, vegetais ou animais, são formados por células. Toda célula provém de células pré-existentes
O MICROSCÓPIO
MICROSCÓPIO OPTICO: o material observado é atravessado por um feixe de luz, a imagem é aumentada pelas lentes que compõem a objetiva e ampliada pela ocular em até 1500 vezes. É