Citações
Planejamento Estratégico e estratégias
Pelas análises realizadas diz-se que “o planejamento deve ser flexível a ponto de se adaptar a possíveis imprevistos relacionados ao ambiente onde está, sendo observado fatores como mercado, disponibilidade de mão de obra e materiais, custos, processos, capacidade produtiva e lote econômico” (ROCHA,1996, p.39).
Fonte: ROCHA, Duílio. Fundamentos Técnicos da Produção. 1 ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
Para Oliveira a estratégia empresarial possui um papel fundamental nas decisões futuras da empresa:
O propósito do planejamento pode ser definido com o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em funções dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisões no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. Dentro deste raciocínio, pode-se afirmar que o exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, conseqüentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos e desafios estabelecidos para a empresa. (Oliveira, 1993, p.26)
Para Rebouças (1995, p.172) define que estratégia está relacionado com o ambiente que a empresa está relacionada e descreve:
A finalidade das estratégias é estabelecer quais serão os caminhos, os cursos, os programas de ação que devem ser seguidos para serem alcançados os objetivos e desafios estabelecidos.O conceito básico de estratégia está relacionado à ligação da empresa com seu ambiente. E nesta situação a empresa procura definir e operacionalizar estratégias que maximizam os resultados da interação estabelecida.(Rebouças 1995, p.172).
ROCHA ( 1996 ) nos explica em seu livro que o planejamento deve ser flexível a ponto de se adaptar a possíveis imprevistos relacionados ao ambiente onde está, sendo observado fatores como mercado, disponibilidade de mão de obra e materiais,