Citaçoes
Ex. Citação curta (autor não incluído na sentença)
“Se essa confiança pode ser medida e estabelecida é injustificável a omissão do teste [...]” (CASTRO, 1978, p.104, grifo nosso).
Ou
Discorrendo acerca da elaboração das etapas de pesquisa Castro (1978, p.104) afirma que “Se essa confiança pode ser medida e estabelecida é injustificável a omissão do teste [...]”
Ex.: citação longa (com autor incluído na sentença) – separado do texto e inicia-se a 4cm da margem esquerda digitadas com fonte menor que 12.
Miranda e Gusmão (1997, p.19) assinalam que:
Um bom título é aquele redigido com o menor número possível de palavras e que descreve adequadamente o conteúdo do artigo ou do trabalho de pesquisa ou qualquer tipo de publicação científica, mantendo a boa comunicação a fim de que o leitor perceba a relação entre o título e o conteúdo enfocado. A relação harmônica entre o título e o texto demonstra a coerência sobre o estudo desenvolvido.
b) Citações indiretas – quando o autor do trabalho comenta ou parafraseia as ideias do autor consultado.
Texto baseado na obra do autor consultado, consistindo em interpretação do texto (ideias) desse autor, pelo autor pesquisador ou estudante. Indica-se apenas a data, não havendo necessidade de indicação da página. ..
Ex.: Autor incluído na sentença
Barras (1979) ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido.
Ou Autor não incluído na sentença
Ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido (BARRAS, 1979).
Citação de Citação – todo texto que já está citado numa segunda fonte (Exemplo fazer a citação de Ford que foi citado Maximiano). Indica-se o autor da citação, seguido da data da obra original e acrescenta-se a expressão latina "apud", o nome do