Citacoes
Citação direta (textual)
É a transcrição literal do texto de outro autor, que deve estar reproduzida entre aspas duplas como consta do original, acompanhada de informação sobre a fonte (em conformidade à Lei n. 9.610 de 19 de fev. de 1998 que regulamenta os direitos autorais).
a) citações curtas
(com até 3 linhas) são inseridas no texto entre aspas duplas. Salomon (1996, p. 299) destaca que a elaboração de uma monografia “exige uma preparação: saber trabalhar intelectualmente, com hábitos de estudo, leitura e documentação pessoal.” ou “A incursão na atividade denominada monografia exige uma preparação: saber trabalhar intelectualmente, com hábitos de estudo, leitura e documentação pessoal.” (SALOMON, 1996, p. 299).
b) citações longas
(mais de três linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 4cm de margem esquerda, com fonte menor que a usada no texto (no caso fonte 10), com espaçamento 1 entre linhas, e sem aspas. Geralmente, os trabalhos de pesquisa que se realizam em educação colocam Questões de Pesquisa ou perguntas Norteadoras. Algumas pesquisas levantam também hipóteses. Não é raro que um trabalho de investigação reúna, ao mesmo tempo, questões de pesquisa e hipóteses. Realmente, muitas vezes, as questões pesquisa envolvem subentendidamente a colocação de alguma hipótese. (TRIVINOS, 1987, p. 106).
Dentre as opções apresentadas pela ABNT para indicação da fonte de citação (sistema numérico ou autor-data), é mais recomendável o sistema autor-data, pois não confunde com as notas de rodapé e não dificulta a diagramação do texto, conforme exemplos de citações indiretas, a seguir.
Citação indireta