Cisco
Princípios básicos do roteamento de vetores de distância.
Os algoritmos de roteamento baseados em vetores de distância passam cópias periódicas de uma tabela de roteamento, de roteador para roteador. Essas atualizações regulares entre roteadores comunicam alterações de topologia.
Cada roteador recebe uma tabela de roteamento dos seus roteadores vizinhos conectados diretamente. Esse mesmo processo de etapa por etapa ocorre em todas as direções entre roteadores de vizinhos diretos.
O algoritmo acumula eventualmente as distâncias de rede para que possa manter um banco de dados de informações de topologia de rede. Os algoritmos de vetor de distância, no entanto, não permitem que um roteador conheça a topologia exata de uma internetwork.
Alterações na topologia se propagam.
Quando a topologia em uma rede de protocolo de vetor de distância for alterada, deverão ocorrer atualizações na tabela de roteamento. Da mesma forma que acontece com o processo de exploração da rede, as atualizações das alterações na topologia prosseguem passo a passo, de roteador para roteador. Os algoritmos de vetor de distância solicitam que cada roteador envie toda a sua tabela de roteamento para cada um dos vizinhos adjacentes. As tabelas de roteamento incluem informações sobre o custo total do caminho (definido pela sua métrica) e o endereço lógico do primeiro roteador do caminho para cada rede contida na tabela.
Loops de roteamento.
Loop de roteamento é uma condição em que um pacote é transmitido continuamente em uma série de roteadores, sem sequer alcançar sua rede de destino desejada. Um loop de roteamento pode ocorrer quando dois ou mais roteadores têm informações de roteamento que indicam de forma incorreta que um caminho válido para um destino inalcançável existe.
Principais causas:
Rotas estáticas configuradas incorretamente.
Rota configurada incorretamente - "redistribuição"
Tabelas de