Circuitos Elétricos
A partir desta fórmula podemos deduzir duas outras de grande importância para a eletrônica.
V = R x I (1)
I = V/R (2)
Pela fórmula (1) podemos calcular a “queda de tensão” em um circuito. Por exemplo, se em uma lâmpada cuja resistência apresentada pelo seu filamento é 10 ohms circula uma corrente de 0,5 A, podemos calcular a queda de tensão nesta lâmpada ou a tensão sob a qual é submetida, veja a figura 8.
Este cálculo é simples:
V = R x I = 10 x 0,5 = 5 V
Da mesma forma, utilizando a fórmula (2) podemos calcular a corrente que circula em um dispositivo qualquer, como uma lâmpada, quando conhecermos sua resistência e a tensão aplicada, ilustrada na figura 9.
Para uma lâmpada de 20 ohms em que aplicamos 12 V temos uma corrente de:
I = V/R = 12/20 = 0,6 A
Nestes cálculos é muito importante observar as unidades elétricas para as grandezas envolvidas. Por exemplo, se a corrente for dada em miliampères devemos convertê-la para ampères para usar nos cálculos. Da mesma forma, uma resistência em quilohms deve ser convertida para ohms, para efeito de cálculos. Estamos ainda tratando de circuitos alimentados por tensões contínuas. Para outros tipos de tensão, como a alternada que encontramos nas tomadas de nossa casa, temos diferenças.
1.2.2 Corrente X Tensão=Potência
Um fato importante que todos devem ter em mente é que não pode-se criar energia a partir do nada. A energia entregue a um circuito