circuitos elétricos
Conforme mostra a figura 1, a ação do filtro não começa exatamente na freqüência para o qual ele foi projetado, mas um pouco antes ele já deixa de atenuar totalmente o sinal.
Um filtro eletrônico passa baixas utilizando um circuito RC
W - Esta é a unidade que representa a energia que está sendo convertida em trabalho no equipamento. É chamada de Potência Ativa ou também de Potência Real.
VAr - Esta é a unidade que representa a energia que está sendo utilizada para produzir os campos elétrico e magnético necessários para o funcionamento de alguns tipos de cargas como, por exemplo, motores, transformadores, cargas não-lineares, retificadores industriais etc. Também é resultado de cargas onde a corrente é “chaveada” através de transistores, diodos, tiristores, etc. É chamada de Potência Reativa.
VA - Esta é a unidade da Potência Aparente, que é obtida pela “soma vetorial” das Potências Ativa e Reativa.
Circuito Capacitivo.
O circuito pode ser considerado capacitivo quando a tensão esta atrasada em relação a corrente. Em um circuito RLC isso ocorre quando a reatância capacitiva é maior que a reatância indutiva.
Em um circuito onde a reatância indutiva é zero temos que a tensão está 90° atrasada em relação a corrente. Quando essa situação ocorre temos um circuito puramente capacitivo.
Impedância elétrica ou simplesmente impedância é a medida da capacidade de um circuito de resistir ao fluxo de uma determinada corrente elétrica quando se aplica uma certa tensão elétrica em seus terminais.
Reatância Capacitiva (M114)
A oposição à passagem de uma corrente alternada oferecida por um capacitor é denominada "reatância capacitiva"
fator de potencia
1. O fator de potência de um sistema elétrico qualquer, que está operando em corrente alternada, é definido pela razão da potência real ou