Circuitos elétricos
Associação de resistores
Alunos: Gian Salomão Nelson Menezes Rodrigo Gomes Fisica 2 – Vinicius Andrade Poços de Caldas – MG – 22/09/2012
OBJETIVO Desenvolver a montagem de pequenos circuitos com a associação de resistores de diferentes resistências e fazer a medida e o calculo da resistência entre dois pontos.
INTRODUÇÃO Nesta atividade experimental realizada no laboratório de física foram realizadas montagens de pequenos circuitos com resistores em série e em paralelo, fazendo assim a medida da resistência entre dois pontos e o calculo da resistência entre os mesmos pontos.
O estudo de circuitos elétricos se divide em circuitos de corrente contínua e circuitos de corrente alternada. Os circuitos de corrente contínua são assim chamados por possuirem uma ou mais fontes de tensão e/ou corrente contínua. Os circuitos de corrente alternada são normalmente alimentados por fontes de tensão e/ou corrente senoidais. O estudo de circuitos de corrente contínua se baseia no cálculo de tensões e correntes em circuitos compostos por associações de resistores e fontes de tensão e/ou corrente contínua. Neste caso serão calculadas as resistências impostas pelos resistores que podem estar dispostos de forma paralela ou em serie em um circuito.
Resistor é um componente muito utilizado em equipamentos relacionados a eletricidade, é um componente designado para possuir resistência, ele serve para causar queda de tensão elétrica em alguma parte do circuito sem ter queda de corrente elétrica,ou seja a corrente que entra é a mesma que sai havendo apenas a queda da tensão ele serve também para transformar energia elétrica em térmica. Resistores oferecem uma oposição à passagem de corrente elétrica através de seu material, a essa oposição damos o nome de resistência elétrica que tem como unidade ohm (Ω), essa resistência é a medida da oposição de um material (ou circuito) à circulação de corrente