circuitos eletronicos
Aluno: Daniel Viana
Orientador: Mauro Ferreira
Introdução
Se fizermos uma ligação com diferentes fios condutores, a uma mesma fonte de energia, veremos que as correntes obtidas serão diferentes umas das outras. Isso se dá pelo fato de o próprio fio oferecer “dificuldades” à passagem da corrente elétrica. Com a finalidade de medir essa “dificuldade”, definiu-se uma nova grandeza: a resistência do condutor.
Os resistores são elementos de circuito que consomem energia elétrica, convertendo-a integralmente em energia térmica. A conversão de energia elétrica em energia térmica é chamada de Efeito Joule.
Os resistores podem ser encontrados em vários objetos, como por exemplo, no chuveiro, na lâmpada, etc. A figura abaixo nos mostra como os resistores são representados em um circuito elétrico.
Representação de resistores através de símbolos
A resistência elétrica (R) pode ser definida pelas seguintes equações: ou
Nas equações acima temos:
U → é a diferença de potencial (ddp)
i → é a intensidade da corrente elétrica
R → é a resistência elétrica
No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida da resistência elétrica é ohm, cujo símbolo é ? (ômega). O nome dessa unidade é uma homenagem ao físico George Simon Ohm.
Desenvolvimento
Em diversas situações podemos dispor de um circuito elétrico composto por resistores ligados tanto em paralelo, quanto em série. Esses circuitos recebem o nome de circuito misto. Embora esse tipo de circuito nos pareça complexo, podemos encontrar o resistor equivalente. Para isso, basta fazermos uma análise por partes do problema.
Vejamos a figura acima. Podemos ver que não se trata de um circuito elétrico simples, no sentido de que todos os resistores estejam ligados em série ou em