Circuitos electrónicos
Os ciscuitos electrónicos são circuitos eléctricos percorridos por corrente eléctrica, normalmente corrente contínua de baixa intensidade e que têm funções de controlo e regulação.
Todos os dias utilizamos botões de controlo. Por exemplo, para procurar diferentes canais de televisão, gravar um CD ou ligar um alarme contra roubo. Estas funções são feitas através da regulação de uma corrente eléctrica, por meio de pequenos elementos chamados componentes electrónicos.
Os componentes electrónicos são contituidos por substâncias chamadas semicondutores, como o silício e o germânio. Estes têm propriedades intermédias entre os isolantes e os condutores, não conduzem a corrente eléctrica em condições normais, e necessitam de energia para passarem a conduzir (sob a forma de energia térmica, luminosa ou eléctrica).
Quais os componentes mais comuns de um circuito electrónico ?
· Diodos
· Resistências variáveis
· Transítores
· Condensadores
Díodos
Os díodos são constituidos basicamente por dois semicondutores de silício, unidos numa junção pn (fig.1) (Fig.1) A extremidade p constitui o semicondutor positivo, que deve ser ligado ao polo positivo do gerador.
A extremidade n constitui o semicondutor negativo, que deve ser ligado ao polo negativo do gerador.
Os diodos só deixam passar a corrente num sentido, o que faz com que sejam utilizados como rectificadores da corrente, ou seja, convertam a corrente alternada em corrente continua.
Para além dos díodos convencionais existem tambem díodos especiais que emitem luz, chamados LED ou díodos emissores de luz.
Os LED só acendem quando são devidamente intercalados num circuito, ou seja: · o pólo positivo (a haste mais comprida) do LED deve ser ligado ao pólo positivo da pilha. · o pólo negativo (a